DPI

 

O Comitê de Pesquisa, Inovação e Extensão de combate à COVID-19 (COPEI) informa sobre a criação da disciplina "PESQUISA CIENTÍFICA EM GRANDES TEMAS", que, neste semestre, terá como foco o tema da Covid-19 e suas consequências, oferecendo aos estudantes da UnB a possibilidade de se apropriarem de conhecimentos oriundos das pesquisas e ações em andamento, favorecendo a multidisciplinaridade e transversalidade no enfrentamento da complexidade do tema.

 

A disciplina pode ser oferecida em duas modalidades de carga horária:

 

1) Pesquisa Científica em Grandes Temas 1

Código: DEG0229

Carga horária: 60 horas

Modalidade: Eletiva

 

2) Pesquisa Científica em Grandes Temas 2

Código: DEG0230

Carga horária: 90 horas

Modalidade: Eletiva

 

Ementa da disciplina:

Formação em pesquisa em grandes temas, por meio da participação do(a) aluno(a) em projeto de pesquisa, sob a supervisão do(a) professor(a) responsável ou membro da equipe, privilegiando a aprendizagem a partir da solução de problemas, envolvendo o(a) aluno(a) na formação científica e conhecimento dos métodos de pesquisa, valorizando a análise crítica e observância dos aspectos éticos.

 

Como os professores podem abrir suas turmas nessa disciplina?

Deverão solicitar via SEI para SAA/SCC, com as seguintes informações:

  • Código da disciplina;
  • Dias e horários da oferta;
  • Observações (neste campo, especificar "COVID-19");
  • Quantidade de vagas;
  • Professor responsável.

 

Qualquer dúvida sobre a oferta da disciplina pode ser enviada para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

A criação das disciplinas foi uma proposta do COPEI, tendo em vista o enorme esforço do corpo docente da Universidade de Brasília no enfrentamento da pandemia, a partir de inúmeras pesquisas e ações. Neste semestre, o programa da disciplina está voltado à COVID-19, mas a ideia é que, posteriormente, vários temas da sociedade contemporânea (aqui tratados como grandes temas) possam ser foco de envolvimento de alunos em pesquisas desenvolvidas pela Universidade, permitindo o aprimoramento de sua formação científica, em uma característica de abordagem transversal e multidisciplinar, integrada através do projeto de pesquisa.