é responsável pela promoção, pela coordenação e pela supervisão das políticas relativas à pesquisa e à inovação da UnB, visando a estimular e a fomentar o crescimento, a disseminação e a internacionalização da pesquisa e da inovação na universidade, tendo como referência a qualidade e a relevância, para bem cumprir o papel da geração de conhecimentos e da formação de recursos humanos de alto nível, assegurando a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Organograma do Decanato de Pesquisa e Inovação

• Sobre a Decana de Pesquisa e Inovação

decana

Maria Emília Machado Telles Walter possui graduação em Matemática pela Universidade de Brasília (1980), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1986) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade estadual de Campinas (1999). Atualmente é professora Adjunta da Universidade de Brasília. Foi coordenadora de Graduação do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, Chefe do Departamento da Ciência da Computação, vice-Diretora e Diretora do Instituto de Ciências Exatas da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Bioinformática e Biologia Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de sequenciamento de genomas de alto desempenho, genômica comparativa, identificação e classificação de RNAs não-codificadores, rearranjos de genomas, computação em nuvem para aplicações de bioinformática. Atua ativamente na área de Biologia Computacional no Brasil, tendo sido membro e coordenadora da Comissão Especial dessa área, junto a Sociedade Brasileira de Computação. Na UnB, participa da equipe do laboratório de Bioinformática, desde a sua criação, em 2001, apoiando diversos projeto genoma e transcritoma. Na região Centro-Oeste, vem apoiando o esforço e desenvolvimento e consolidação da área de Bioinformática em conjunto com instituições como Unicamp, USP-São Paulo e São Carlos, Embrapa e CENARGEN, além de parcerias internacionais com as Universidades de Leipzig e Freiburg na Alemanha e Universidade nacional Autónoma de México. (ID Lattes: 0216229039021964)